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Alinhamento de critérios de avaliação

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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Alinhamento de critérios de avaliação

Mensagem por André Rudek Qui Nov 26, 2015 11:02 am

Bom dia a todos colegas treinadores/avaliadores.

Diante do exposto pelo Manoel em sua carta, enviada a nós ontem à noite, e considerando que o Marcio Debner nos forneceu prazo até amanhã para tentarmos chegar a um consenso, gostaria de sugerir que utilizemos novamente este fórum para realinhar as ações às planilhas de avaliação.

Ontem pela manhã eu enviei u a planilha com as alterações que eu julguei pertinentes, pois na parte de transmissão a planilha referia-se claramente a uma transmissão de 5 marchas, e na parte de suspensão havia menções a agregado e braço superior de suspensão traseira, sendo claro que não correspondia a um Sandero. Além disso, a distribuição dos pontos era completamente diferente da informada na segunda pagina de cada projeto teste. Também necessitei realizar alterações nas provas de motor e de gerenciamento eletrônico, por conta dos equipamentos e veículos disponiveis, sendo assim, também fiz algumas modificações na planilha de avaliação relativa a essas provas.

À tarde o Geovani encaminhou as planilhas que ele desenvolveu, de acordo com a realidade da unidade que ele trabalha, também com várias alterações.

Ainda o Edison também manifestou que necessitou realizar alterações, pois sua realidade na unidade não corresponde à íntegra das solicitações dos projetos-teste.

Sendo assim, vamos debater aqui quais criterios devem permanecer em todas as planilhas, e de que forma devem ser distribuídos os pontos, para que sejam condizentes com o apresentado aos competidores nos projetos-teste.

Em tempo: de acordo com a planilha que eu finalizei, o competidor da unidade Guarapuava alcançou uma nota de 91,2 pontos de um total de 100 pontos possíveis.

André Rudek

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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Detalhamento sobre provas do simulado

Mensagem por Paulo Tonin Qui Nov 26, 2015 11:53 am

Bom Dia a todos
Na minha unidade do SENAI CASCAVEL nossa realidade foi idêntica ao do SENAI Ponta Grosa (Giovane) pois para gerenciamento utilizamos o Palio 2015 1.4 EVO, caixa da Renault master PK6, motor EA111 1.0.
Para a situação da suspensão,direção e Freio conseguimos fazer os defeitos do ABS e da geometria do Sandero mas Suspensão não fomos autorizados a mexer no veiculo devido a isso estou sem saber como atuar nesta avaliação.
A disposição para maiores detalhes

Paulo Tonin
Convidado


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Mensagem por Geovani Roberto Kreling Qui Nov 26, 2015 2:00 pm

Boa Tarde,

Elaborei aquelas planilhas de avaliação enviada até vocês, baseada na planilhas CIS que nós recebemos junto com as provas do simulado. As alterações foram necessárias porque a planilha que recebemos não bate com a realidade da aplicação do simulado aqui na Unidade de Ponta Grossa. A única questão é que ela não está inserida no mesmo padrão que o da CIS, mas entendo que isso seja fácil para corrigir

Fiquem a vontade para sugerir alterações ou para propor uma nova planilha de avaliação. 

Qualquer dúvida vamos conversando.

Geovani Roberto Kreling

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Mensagem por Adauto Morais Qui Nov 26, 2015 5:12 pm

Olá Boa tarde a todos..
Em nossas unidades encontramos impossibilidades em empréstimo de ferramentas, peças e veículos para o simulado correspondente, assim apliquei as provas com os mesmo defeitos citados, mas com motor Renault 8v e veiculo sandero para suspensão e feios descartando a modalidade abs. por falta de equipamento de auto diagnostico. Desconsiderando a falta de equipamentos e aparatos com a planilha que o Geovane nos repassou consegui chegar a uma boa nota de 8.5.

Mas caros amigos professores e muito complicado de fazermos avaliação de nossos alunos desta forma, não sei qual a finalidade, mas muito de nossos alunos sairá prejudicado por esta falta de infraestrutura local e falta de informação. Estou à disposição

Adauto Morais

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Mensagem por André Rudek Qui Nov 26, 2015 6:20 pm

Prezados, boa tarde.

Assim como fez o Geovani, eu elaborei uma planilha de avaliação que contempla os defeitos/falhas propostos, com as pontuações informadas nos projetos-teste. Dessa forma eu creio que consegui contemplar o máximo de critérios de avaliação.

Com relação aos pontos de avaliação que dependem de ferramentas não disponíveis, sugiro redividir a pontuação de forma que o total de pontos obtidos não seja prejudicado pela ausência do equipamento. Foi o que eu fiz com o módulo de motor e o módulo de gerenciamento eletrônico. Sugiro que, por exemplo, na indisponibilidade de obter um veículo igual ao especificado no projeto-teste, realize a adaptação para um veículo que vocês tenham disponível na unidade, ou ainda, conforme o Manoel sugeriu em sua carta, converse com a gerência da unidade para a utilização de um dos veículos locados. Sim, o setor de transporte não autoriza a utilização desses bens em fins didáticos, mas aqui, o objetivo não é ensinar, e sim avaliar o conhecimento já adquirido, e, nossos competidores já não são mais meros alunos, já são profissionais da reparação, e não vão causar danos ao veículo, ainda mais sob nossa atenta supervisão, certo?

A planilha que eu finalizei, e enviei por email ontem pela manhã, está disponível, se os colegas desejarem utilizar, fique à vontade, inclusive para alterar de acordo com sua realidade.

Coloco-me à disposição dos colegas para maiores discussões.

Tenham todos uma ótima aula, e boa noite.

André Rudek

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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Re: Alinhamento de critérios de avaliação

Mensagem por Geovani Roberto Kreling Qui Nov 26, 2015 6:46 pm

André, 

Concordo com você no que diz respeito aos critérios de avaliação. 

Sobre o veículo locado, acredito que o problema não está apenas ligado a capacidade do aluno de desmontar o veículo e monta-lo novamente mantendo critérios de qualidade e segurança. Como são veículos novos, praticamente todos os parafusos estão lacrados, pintados com tintas, e a desmontagem desses conjuntos pode implicar na perca da garantia do produto e consequentemente possíveis problemas com a locadora. É muito fácil perceber que uma estrutura passou por um processo de desmontagem. Justamente por isso não recebemos autorização para desmontar o veículo. Não fosse essa questão, nossa gerência também já havia autorizado a desmontagem do veículo. 

Estamos tentando viabilizar a utilização de um veículo com as características citadas para realização da prova, porém até agora, ainda não obtivemos sucesso. 

Entendo que o papel do simulado esteja sendo cumprido na medida que, mesmo com inúmeras restrições, estamos podendo testar o desempenho de nossos alunos e verificando o que ainda pode ser melhorado.

Entendo, também, que precisamos decidir logo os critérios de avaliação para que possamos readequar a planilha de forma que os processos avaliativos sejam padronizados para todos os competidores.

Geovani Roberto Kreling

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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Consenso

Mensagem por Edison Bonifacio Sex Nov 27, 2015 9:25 am

Bom dia a todos!
 
Minha sugestão para a situação é que façamos uma avaliação "genérica" bem criteriosa para simular realmente uma Olimpíada Padrão Nacional constando o que é importante no processo avaliativo da olimpíada onde o processo de execução seriam comuns para todos e os defeitos simulados seriam tratados como "defeito 1 , defeito 2..... onde cada um irá inserir o defeito que simulou no veículo ( independente de qual foi utilizado) para avaliar seu aluno. podemos para isso utilizar a própria planilha CiS enviada pelo Manoel ou as que já foram sintetizadas pelos colegas.
 
Ex: Itens comuns: 
Usou EPI?
Protegeu o veiculo?
Usou literatura técnica corretamente?
Usou as ferramentas especiais corretamente? 
Removeu o componente "X" como determinado pelo fabricante?
Seguiu a sequência lógica para encontrar o defeito "X"?
Testou corretamente o componente "X" antes da troca?
 
Ex: Itens específicos:
Resolveu o defeito 1 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Resolveu o defeito 2 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Resolveu o defeito 3 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
 
Ao final ficaremos com apenas "uma planilha" comum a todo, diferenciada apenas pelo defeito especifico provocado por cada um. A pontuação será realizada com base nas avaliações dos dias 23 e 24.
 
Na avaliação o aluno não poderá ser prejudicado em caso de "falta de estrutura"  (como previsto na documentação que norteia a competição), sendo assim o que a unidade não pode proporcionar ao aluno como estrutura a pontuação do mesmo neste quesito será a pontuação "máxima" do íten.
 
 
Para resolvermos a situação sugiro dividirmos as avaliações por especialidade para a sua formulação partindo do modelo (completo ou já sintetizado) onde cada um ou dois avaliadores ficam responsáveis pela formatação da planilha e depois em submetê-la a avaliação dos demais para a finalização da mesma.
 
Posso ficar com a Avaliação de gerenciamento da Strada ( generalizando para o Uno, Palio etc)?
Quem ficaria com a transmissão?
Quem ficaria com o Motor EA 111?
Quem ficaria com o SANDERO?
 
Para sugestões estou a disposição!
 

O que Vocês acham?

Edison Bonifacio
Convidado


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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Re: Alinhamento de critérios de avaliação

Mensagem por André Rudek Sex Nov 27, 2015 9:34 am

Ótima ideia Edison!

Posso ficar com a de motor, também generalizando para considerar o VW EA111 e o Renault K7M. Alguma unidade utilizou outro motor?

Quem poderia ficar com a de transmissão e a de suspensão?

André Rudek

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Mensagem por Geovani Roberto Kreling Sex Nov 27, 2015 10:01 am

Também concordo com a ideia.

Posso ficar com a de Transmissão.

Acredito que neste caso os critérios possam ser bem específicos, pois pelo que vi todos realizaram a prova na transmissão PK6 da Renault Master, certo?

Alguém fez esta prova utilizando um modelo de transmissão diferente?

Geovani Roberto Kreling

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Mensagem por Paulo Tonin Sex Nov 27, 2015 11:37 am

Bom Dia
Estou de acordo com os colegas nos critérios avaliativos.
Na unidade de cascavel foi utilizado a transmissão da master. o motor EA111 foi emprestado de uma retifica para efetuar a prova 23 24(já devolvido) Também conseguimos de empréstimo o veiculo Palio 1.4 EVO para a prova de gerenciamento.
Por tanto nas planilhas de avaliação enviadas ao meu ver esta coerente com a avaliação da maioria e concordo com as situações propostas.

Porem na prova de suspensão,direção e freio do Sandero como devemos atuar? (na minha cidade estamos sem cotec de oficina na concessionaria e por isso estou sem acesso a mais detalhes sobre o veiculo Renault Sandero 2015) mas estou a disposição para maiores detalhes.

Paulo Tonin
Convidado


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Mensagem por André Rudek Sex Nov 27, 2015 11:51 am

Paulo, vocês possuem um veículo dotado de ABS, com freio a tambor na traseira?

Penso que seja possível, e factível, adaptar a avaliação a um veículo com estas características, dando preferência a veículos dos quais você possua acesso a manuais técnicos. Nossos colegas treinadores/avaliadores são de acordo com essa ideia?

André Rudek

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Mensagem por Geovani Roberto Kreling Sex Nov 27, 2015 1:58 pm

Boa Tarde Senhores,

Estou encaminhando a planilha de avaliação da prova de transmissão para vocês verificarem. Se todos concordarem já podemos utiliza-la como padrão para avaliação das provas do simulado.

Qualquer dúvida estou a disposição...

Geovani Roberto Kreling

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Mensagem por Adauto Morais Sex Nov 27, 2015 5:10 pm

Olá treinadores avaliadores... Boa ideia Edison, Concordo com as situações propostas e vejo coerência e nas avaliações afim de não desmotivar nossos alunos competidores.
Sendo assim seguimos a planilha referida do Edison Bonifacio pessoal?
Eu estou de acordo.


Última edição por Adauto Morais em Seg Nov 30, 2015 2:47 pm, editado 1 vez(es)

Adauto Morais

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Mensagem por Edison Bonifacio Seg Nov 30, 2015 10:47 am

Paulo, concordo com a sugestão do André em vc fazer a avaliação utilizando outro veículo semelhante ao sugerido no Simulado e aplicando os mesmos critérios de avaliação!

Edison Bonifacio
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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Re: Alinhamento de critérios de avaliação

Mensagem por André Rudek Seg Nov 30, 2015 3:24 pm

Prezados, boa tarde.

Um pouco atrasado, mas enviei em seus e-mails a planilha para o módulo de motor.]

No seguinte link: https://www.dropbox.com/sh/48kmszsru9bva1a/AADPnpcQu113Gp5wyHSsjy7qa?dl=0 salvei esta planilha para o módulo de motor e a planilha para o módulo de transmissão que o Geovani desenvolveu.

Se todos concordarem em utilizar estas planilha, é só computarmos os pontos de acordo com o desempenho dos nossos competidores.

Estamos no aguardo da planilha que o Edison comprometeu-se a fazer, e de alguém que possa fazer a planilha de Freios, Suspensão, Direção e Geometria.

André Rudek

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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Re: Alinhamento de critérios de avaliação

Mensagem por Edison Bonifacio Sex Dez 04, 2015 6:46 am

Caros avaliadores, bom dia!

Ficaram muito boas as avaliações enviadas pelos senhores, tenho apenas uma sugestão para contribuir na avaliação de transmissão que é a diminuição dos valores acrescentados aos defeito 1, defeito 2 e defeito 3, sugiro que fiquem próximos de 1,50 o defeito e o restante dos valores sejam redistribuídos nos itens de menor pontuação, o que Vocês acham?

Manoel, Você está fazendo a avaliação do Sandero? Se sim e caso precise de ajuda pode contar conosco!

Um bom dia a todos!

Edison Bonifacio
Convidado


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Alinhamento de critérios de avaliação Empty Re: Alinhamento de critérios de avaliação

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