Alinhamento de critérios de avaliação
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Alinhamento de critérios de avaliação
Bom dia a todos colegas treinadores/avaliadores.
Diante do exposto pelo Manoel em sua carta, enviada a nós ontem à noite, e considerando que o Marcio Debner nos forneceu prazo até amanhã para tentarmos chegar a um consenso, gostaria de sugerir que utilizemos novamente este fórum para realinhar as ações às planilhas de avaliação.
Ontem pela manhã eu enviei u a planilha com as alterações que eu julguei pertinentes, pois na parte de transmissão a planilha referia-se claramente a uma transmissão de 5 marchas, e na parte de suspensão havia menções a agregado e braço superior de suspensão traseira, sendo claro que não correspondia a um Sandero. Além disso, a distribuição dos pontos era completamente diferente da informada na segunda pagina de cada projeto teste. Também necessitei realizar alterações nas provas de motor e de gerenciamento eletrônico, por conta dos equipamentos e veículos disponiveis, sendo assim, também fiz algumas modificações na planilha de avaliação relativa a essas provas.
À tarde o Geovani encaminhou as planilhas que ele desenvolveu, de acordo com a realidade da unidade que ele trabalha, também com várias alterações.
Ainda o Edison também manifestou que necessitou realizar alterações, pois sua realidade na unidade não corresponde à íntegra das solicitações dos projetos-teste.
Sendo assim, vamos debater aqui quais criterios devem permanecer em todas as planilhas, e de que forma devem ser distribuídos os pontos, para que sejam condizentes com o apresentado aos competidores nos projetos-teste.
Em tempo: de acordo com a planilha que eu finalizei, o competidor da unidade Guarapuava alcançou uma nota de 91,2 pontos de um total de 100 pontos possíveis.
Diante do exposto pelo Manoel em sua carta, enviada a nós ontem à noite, e considerando que o Marcio Debner nos forneceu prazo até amanhã para tentarmos chegar a um consenso, gostaria de sugerir que utilizemos novamente este fórum para realinhar as ações às planilhas de avaliação.
Ontem pela manhã eu enviei u a planilha com as alterações que eu julguei pertinentes, pois na parte de transmissão a planilha referia-se claramente a uma transmissão de 5 marchas, e na parte de suspensão havia menções a agregado e braço superior de suspensão traseira, sendo claro que não correspondia a um Sandero. Além disso, a distribuição dos pontos era completamente diferente da informada na segunda pagina de cada projeto teste. Também necessitei realizar alterações nas provas de motor e de gerenciamento eletrônico, por conta dos equipamentos e veículos disponiveis, sendo assim, também fiz algumas modificações na planilha de avaliação relativa a essas provas.
À tarde o Geovani encaminhou as planilhas que ele desenvolveu, de acordo com a realidade da unidade que ele trabalha, também com várias alterações.
Ainda o Edison também manifestou que necessitou realizar alterações, pois sua realidade na unidade não corresponde à íntegra das solicitações dos projetos-teste.
Sendo assim, vamos debater aqui quais criterios devem permanecer em todas as planilhas, e de que forma devem ser distribuídos os pontos, para que sejam condizentes com o apresentado aos competidores nos projetos-teste.
Em tempo: de acordo com a planilha que eu finalizei, o competidor da unidade Guarapuava alcançou uma nota de 91,2 pontos de um total de 100 pontos possíveis.
André Rudek- Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/03/2015
Localização : Guarapuava
Detalhamento sobre provas do simulado
Bom Dia a todos
Na minha unidade do SENAI CASCAVEL nossa realidade foi idêntica ao do SENAI Ponta Grosa (Giovane) pois para gerenciamento utilizamos o Palio 2015 1.4 EVO, caixa da Renault master PK6, motor EA111 1.0.
Para a situação da suspensão,direção e Freio conseguimos fazer os defeitos do ABS e da geometria do Sandero mas Suspensão não fomos autorizados a mexer no veiculo devido a isso estou sem saber como atuar nesta avaliação.
A disposição para maiores detalhes
Na minha unidade do SENAI CASCAVEL nossa realidade foi idêntica ao do SENAI Ponta Grosa (Giovane) pois para gerenciamento utilizamos o Palio 2015 1.4 EVO, caixa da Renault master PK6, motor EA111 1.0.
Para a situação da suspensão,direção e Freio conseguimos fazer os defeitos do ABS e da geometria do Sandero mas Suspensão não fomos autorizados a mexer no veiculo devido a isso estou sem saber como atuar nesta avaliação.
A disposição para maiores detalhes
Paulo Tonin- Convidado
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Boa Tarde,
Elaborei aquelas planilhas de avaliação enviada até vocês, baseada na planilhas CIS que nós recebemos junto com as provas do simulado. As alterações foram necessárias porque a planilha que recebemos não bate com a realidade da aplicação do simulado aqui na Unidade de Ponta Grossa. A única questão é que ela não está inserida no mesmo padrão que o da CIS, mas entendo que isso seja fácil para corrigir
Fiquem a vontade para sugerir alterações ou para propor uma nova planilha de avaliação.
Qualquer dúvida vamos conversando.
Elaborei aquelas planilhas de avaliação enviada até vocês, baseada na planilhas CIS que nós recebemos junto com as provas do simulado. As alterações foram necessárias porque a planilha que recebemos não bate com a realidade da aplicação do simulado aqui na Unidade de Ponta Grossa. A única questão é que ela não está inserida no mesmo padrão que o da CIS, mas entendo que isso seja fácil para corrigir
Fiquem a vontade para sugerir alterações ou para propor uma nova planilha de avaliação.
Qualquer dúvida vamos conversando.
Geovani Roberto Kreling- Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 34
Localização : Ponta Grossa
avaliação
Olá Boa tarde a todos..
Em nossas unidades encontramos impossibilidades em empréstimo de ferramentas, peças e veículos para o simulado correspondente, assim apliquei as provas com os mesmo defeitos citados, mas com motor Renault 8v e veiculo sandero para suspensão e feios descartando a modalidade abs. por falta de equipamento de auto diagnostico. Desconsiderando a falta de equipamentos e aparatos com a planilha que o Geovane nos repassou consegui chegar a uma boa nota de 8.5.
Mas caros amigos professores e muito complicado de fazermos avaliação de nossos alunos desta forma, não sei qual a finalidade, mas muito de nossos alunos sairá prejudicado por esta falta de infraestrutura local e falta de informação. Estou à disposição
Em nossas unidades encontramos impossibilidades em empréstimo de ferramentas, peças e veículos para o simulado correspondente, assim apliquei as provas com os mesmo defeitos citados, mas com motor Renault 8v e veiculo sandero para suspensão e feios descartando a modalidade abs. por falta de equipamento de auto diagnostico. Desconsiderando a falta de equipamentos e aparatos com a planilha que o Geovane nos repassou consegui chegar a uma boa nota de 8.5.
Mas caros amigos professores e muito complicado de fazermos avaliação de nossos alunos desta forma, não sei qual a finalidade, mas muito de nossos alunos sairá prejudicado por esta falta de infraestrutura local e falta de informação. Estou à disposição
Adauto Morais- Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2015
Localização : Santo Antônio da Platina
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Prezados, boa tarde.
Assim como fez o Geovani, eu elaborei uma planilha de avaliação que contempla os defeitos/falhas propostos, com as pontuações informadas nos projetos-teste. Dessa forma eu creio que consegui contemplar o máximo de critérios de avaliação.
Com relação aos pontos de avaliação que dependem de ferramentas não disponíveis, sugiro redividir a pontuação de forma que o total de pontos obtidos não seja prejudicado pela ausência do equipamento. Foi o que eu fiz com o módulo de motor e o módulo de gerenciamento eletrônico. Sugiro que, por exemplo, na indisponibilidade de obter um veículo igual ao especificado no projeto-teste, realize a adaptação para um veículo que vocês tenham disponível na unidade, ou ainda, conforme o Manoel sugeriu em sua carta, converse com a gerência da unidade para a utilização de um dos veículos locados. Sim, o setor de transporte não autoriza a utilização desses bens em fins didáticos, mas aqui, o objetivo não é ensinar, e sim avaliar o conhecimento já adquirido, e, nossos competidores já não são mais meros alunos, já são profissionais da reparação, e não vão causar danos ao veículo, ainda mais sob nossa atenta supervisão, certo?
A planilha que eu finalizei, e enviei por email ontem pela manhã, está disponível, se os colegas desejarem utilizar, fique à vontade, inclusive para alterar de acordo com sua realidade.
Coloco-me à disposição dos colegas para maiores discussões.
Tenham todos uma ótima aula, e boa noite.
Assim como fez o Geovani, eu elaborei uma planilha de avaliação que contempla os defeitos/falhas propostos, com as pontuações informadas nos projetos-teste. Dessa forma eu creio que consegui contemplar o máximo de critérios de avaliação.
Com relação aos pontos de avaliação que dependem de ferramentas não disponíveis, sugiro redividir a pontuação de forma que o total de pontos obtidos não seja prejudicado pela ausência do equipamento. Foi o que eu fiz com o módulo de motor e o módulo de gerenciamento eletrônico. Sugiro que, por exemplo, na indisponibilidade de obter um veículo igual ao especificado no projeto-teste, realize a adaptação para um veículo que vocês tenham disponível na unidade, ou ainda, conforme o Manoel sugeriu em sua carta, converse com a gerência da unidade para a utilização de um dos veículos locados. Sim, o setor de transporte não autoriza a utilização desses bens em fins didáticos, mas aqui, o objetivo não é ensinar, e sim avaliar o conhecimento já adquirido, e, nossos competidores já não são mais meros alunos, já são profissionais da reparação, e não vão causar danos ao veículo, ainda mais sob nossa atenta supervisão, certo?
A planilha que eu finalizei, e enviei por email ontem pela manhã, está disponível, se os colegas desejarem utilizar, fique à vontade, inclusive para alterar de acordo com sua realidade.
Coloco-me à disposição dos colegas para maiores discussões.
Tenham todos uma ótima aula, e boa noite.
André Rudek- Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/03/2015
Localização : Guarapuava
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
André,
Concordo com você no que diz respeito aos critérios de avaliação.
Sobre o veículo locado, acredito que o problema não está apenas ligado a capacidade do aluno de desmontar o veículo e monta-lo novamente mantendo critérios de qualidade e segurança. Como são veículos novos, praticamente todos os parafusos estão lacrados, pintados com tintas, e a desmontagem desses conjuntos pode implicar na perca da garantia do produto e consequentemente possíveis problemas com a locadora. É muito fácil perceber que uma estrutura passou por um processo de desmontagem. Justamente por isso não recebemos autorização para desmontar o veículo. Não fosse essa questão, nossa gerência também já havia autorizado a desmontagem do veículo.
Estamos tentando viabilizar a utilização de um veículo com as características citadas para realização da prova, porém até agora, ainda não obtivemos sucesso.
Entendo que o papel do simulado esteja sendo cumprido na medida que, mesmo com inúmeras restrições, estamos podendo testar o desempenho de nossos alunos e verificando o que ainda pode ser melhorado.
Entendo, também, que precisamos decidir logo os critérios de avaliação para que possamos readequar a planilha de forma que os processos avaliativos sejam padronizados para todos os competidores.
Concordo com você no que diz respeito aos critérios de avaliação.
Sobre o veículo locado, acredito que o problema não está apenas ligado a capacidade do aluno de desmontar o veículo e monta-lo novamente mantendo critérios de qualidade e segurança. Como são veículos novos, praticamente todos os parafusos estão lacrados, pintados com tintas, e a desmontagem desses conjuntos pode implicar na perca da garantia do produto e consequentemente possíveis problemas com a locadora. É muito fácil perceber que uma estrutura passou por um processo de desmontagem. Justamente por isso não recebemos autorização para desmontar o veículo. Não fosse essa questão, nossa gerência também já havia autorizado a desmontagem do veículo.
Estamos tentando viabilizar a utilização de um veículo com as características citadas para realização da prova, porém até agora, ainda não obtivemos sucesso.
Entendo que o papel do simulado esteja sendo cumprido na medida que, mesmo com inúmeras restrições, estamos podendo testar o desempenho de nossos alunos e verificando o que ainda pode ser melhorado.
Entendo, também, que precisamos decidir logo os critérios de avaliação para que possamos readequar a planilha de forma que os processos avaliativos sejam padronizados para todos os competidores.
Geovani Roberto Kreling- Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 34
Localização : Ponta Grossa
Consenso
Bom dia a todos!
Minha sugestão para a situação é que façamos uma avaliação "genérica" bem criteriosa para simular realmente uma Olimpíada Padrão Nacional constando o que é importante no processo avaliativo da olimpíada onde o processo de execução seriam comuns para todos e os defeitos simulados seriam tratados como "defeito 1 , defeito 2..... onde cada um irá inserir o defeito que simulou no veículo ( independente de qual foi utilizado) para avaliar seu aluno. podemos para isso utilizar a própria planilha CiS enviada pelo Manoel ou as que já foram sintetizadas pelos colegas.
Ex: Itens comuns:
Usou EPI?
Protegeu o veiculo?
Usou literatura técnica corretamente?
Usou as ferramentas especiais corretamente?
Removeu o componente "X" como determinado pelo fabricante?
Seguiu a sequência lógica para encontrar o defeito "X"?
Testou corretamente o componente "X" antes da troca?
Ex: Itens específicos:
Resolveu o defeito 1 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Resolveu o defeito 2 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Resolveu o defeito 3 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Ao final ficaremos com apenas "uma planilha" comum a todo, diferenciada apenas pelo defeito especifico provocado por cada um. A pontuação será realizada com base nas avaliações dos dias 23 e 24.
Na avaliação o aluno não poderá ser prejudicado em caso de "falta de estrutura" (como previsto na documentação que norteia a competição), sendo assim o que a unidade não pode proporcionar ao aluno como estrutura a pontuação do mesmo neste quesito será a pontuação "máxima" do íten.
Para resolvermos a situação sugiro dividirmos as avaliações por especialidade para a sua formulação partindo do modelo (completo ou já sintetizado) onde cada um ou dois avaliadores ficam responsáveis pela formatação da planilha e depois em submetê-la a avaliação dos demais para a finalização da mesma.
Posso ficar com a Avaliação de gerenciamento da Strada ( generalizando para o Uno, Palio etc)?
Quem ficaria com a transmissão?
Quem ficaria com o Motor EA 111?
Quem ficaria com o SANDERO?
Para sugestões estou a disposição!
O que Vocês acham?
Minha sugestão para a situação é que façamos uma avaliação "genérica" bem criteriosa para simular realmente uma Olimpíada Padrão Nacional constando o que é importante no processo avaliativo da olimpíada onde o processo de execução seriam comuns para todos e os defeitos simulados seriam tratados como "defeito 1 , defeito 2..... onde cada um irá inserir o defeito que simulou no veículo ( independente de qual foi utilizado) para avaliar seu aluno. podemos para isso utilizar a própria planilha CiS enviada pelo Manoel ou as que já foram sintetizadas pelos colegas.
Ex: Itens comuns:
Usou EPI?
Protegeu o veiculo?
Usou literatura técnica corretamente?
Usou as ferramentas especiais corretamente?
Removeu o componente "X" como determinado pelo fabricante?
Seguiu a sequência lógica para encontrar o defeito "X"?
Testou corretamente o componente "X" antes da troca?
Ex: Itens específicos:
Resolveu o defeito 1 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Resolveu o defeito 2 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Resolveu o defeito 3 - ( aqui cada um irá inserir o defeito específico que provocou no simulado)
Ao final ficaremos com apenas "uma planilha" comum a todo, diferenciada apenas pelo defeito especifico provocado por cada um. A pontuação será realizada com base nas avaliações dos dias 23 e 24.
Na avaliação o aluno não poderá ser prejudicado em caso de "falta de estrutura" (como previsto na documentação que norteia a competição), sendo assim o que a unidade não pode proporcionar ao aluno como estrutura a pontuação do mesmo neste quesito será a pontuação "máxima" do íten.
Para resolvermos a situação sugiro dividirmos as avaliações por especialidade para a sua formulação partindo do modelo (completo ou já sintetizado) onde cada um ou dois avaliadores ficam responsáveis pela formatação da planilha e depois em submetê-la a avaliação dos demais para a finalização da mesma.
Posso ficar com a Avaliação de gerenciamento da Strada ( generalizando para o Uno, Palio etc)?
Quem ficaria com a transmissão?
Quem ficaria com o Motor EA 111?
Quem ficaria com o SANDERO?
Para sugestões estou a disposição!
O que Vocês acham?
Edison Bonifacio- Convidado
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Ótima ideia Edison!
Posso ficar com a de motor, também generalizando para considerar o VW EA111 e o Renault K7M. Alguma unidade utilizou outro motor?
Quem poderia ficar com a de transmissão e a de suspensão?
Posso ficar com a de motor, também generalizando para considerar o VW EA111 e o Renault K7M. Alguma unidade utilizou outro motor?
Quem poderia ficar com a de transmissão e a de suspensão?
André Rudek- Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/03/2015
Localização : Guarapuava
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Também concordo com a ideia.
Posso ficar com a de Transmissão.
Acredito que neste caso os critérios possam ser bem específicos, pois pelo que vi todos realizaram a prova na transmissão PK6 da Renault Master, certo?
Alguém fez esta prova utilizando um modelo de transmissão diferente?
Posso ficar com a de Transmissão.
Acredito que neste caso os critérios possam ser bem específicos, pois pelo que vi todos realizaram a prova na transmissão PK6 da Renault Master, certo?
Alguém fez esta prova utilizando um modelo de transmissão diferente?
Geovani Roberto Kreling- Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 34
Localização : Ponta Grossa
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Bom Dia
Estou de acordo com os colegas nos critérios avaliativos.
Na unidade de cascavel foi utilizado a transmissão da master. o motor EA111 foi emprestado de uma retifica para efetuar a prova 23 24(já devolvido) Também conseguimos de empréstimo o veiculo Palio 1.4 EVO para a prova de gerenciamento.
Por tanto nas planilhas de avaliação enviadas ao meu ver esta coerente com a avaliação da maioria e concordo com as situações propostas.
Porem na prova de suspensão,direção e freio do Sandero como devemos atuar? (na minha cidade estamos sem cotec de oficina na concessionaria e por isso estou sem acesso a mais detalhes sobre o veiculo Renault Sandero 2015) mas estou a disposição para maiores detalhes.
Estou de acordo com os colegas nos critérios avaliativos.
Na unidade de cascavel foi utilizado a transmissão da master. o motor EA111 foi emprestado de uma retifica para efetuar a prova 23 24(já devolvido) Também conseguimos de empréstimo o veiculo Palio 1.4 EVO para a prova de gerenciamento.
Por tanto nas planilhas de avaliação enviadas ao meu ver esta coerente com a avaliação da maioria e concordo com as situações propostas.
Porem na prova de suspensão,direção e freio do Sandero como devemos atuar? (na minha cidade estamos sem cotec de oficina na concessionaria e por isso estou sem acesso a mais detalhes sobre o veiculo Renault Sandero 2015) mas estou a disposição para maiores detalhes.
Paulo Tonin- Convidado
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Paulo, vocês possuem um veículo dotado de ABS, com freio a tambor na traseira?
Penso que seja possível, e factível, adaptar a avaliação a um veículo com estas características, dando preferência a veículos dos quais você possua acesso a manuais técnicos. Nossos colegas treinadores/avaliadores são de acordo com essa ideia?
Penso que seja possível, e factível, adaptar a avaliação a um veículo com estas características, dando preferência a veículos dos quais você possua acesso a manuais técnicos. Nossos colegas treinadores/avaliadores são de acordo com essa ideia?
André Rudek- Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/03/2015
Localização : Guarapuava
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Boa Tarde Senhores,
Estou encaminhando a planilha de avaliação da prova de transmissão para vocês verificarem. Se todos concordarem já podemos utiliza-la como padrão para avaliação das provas do simulado.
Qualquer dúvida estou a disposição...
Estou encaminhando a planilha de avaliação da prova de transmissão para vocês verificarem. Se todos concordarem já podemos utiliza-la como padrão para avaliação das provas do simulado.
Qualquer dúvida estou a disposição...
Geovani Roberto Kreling- Mensagens : 16
Data de inscrição : 24/03/2015
Idade : 34
Localização : Ponta Grossa
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Olá treinadores avaliadores... Boa ideia Edison, Concordo com as situações propostas e vejo coerência e nas avaliações afim de não desmotivar nossos alunos competidores.
Sendo assim seguimos a planilha referida do Edison Bonifacio pessoal?
Eu estou de acordo.
Sendo assim seguimos a planilha referida do Edison Bonifacio pessoal?
Eu estou de acordo.
Última edição por Adauto Morais em Seg Nov 30, 2015 2:47 pm, editado 1 vez(es)
Adauto Morais- Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2015
Localização : Santo Antônio da Platina
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Paulo, concordo com a sugestão do André em vc fazer a avaliação utilizando outro veículo semelhante ao sugerido no Simulado e aplicando os mesmos critérios de avaliação!
Edison Bonifacio- Convidado
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Prezados, boa tarde.
Um pouco atrasado, mas enviei em seus e-mails a planilha para o módulo de motor.]
No seguinte link: https://www.dropbox.com/sh/48kmszsru9bva1a/AADPnpcQu113Gp5wyHSsjy7qa?dl=0 salvei esta planilha para o módulo de motor e a planilha para o módulo de transmissão que o Geovani desenvolveu.
Se todos concordarem em utilizar estas planilha, é só computarmos os pontos de acordo com o desempenho dos nossos competidores.
Estamos no aguardo da planilha que o Edison comprometeu-se a fazer, e de alguém que possa fazer a planilha de Freios, Suspensão, Direção e Geometria.
Um pouco atrasado, mas enviei em seus e-mails a planilha para o módulo de motor.]
No seguinte link: https://www.dropbox.com/sh/48kmszsru9bva1a/AADPnpcQu113Gp5wyHSsjy7qa?dl=0 salvei esta planilha para o módulo de motor e a planilha para o módulo de transmissão que o Geovani desenvolveu.
Se todos concordarem em utilizar estas planilha, é só computarmos os pontos de acordo com o desempenho dos nossos competidores.
Estamos no aguardo da planilha que o Edison comprometeu-se a fazer, e de alguém que possa fazer a planilha de Freios, Suspensão, Direção e Geometria.
André Rudek- Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/03/2015
Localização : Guarapuava
Re: Alinhamento de critérios de avaliação
Caros avaliadores, bom dia!
Ficaram muito boas as avaliações enviadas pelos senhores, tenho apenas uma sugestão para contribuir na avaliação de transmissão que é a diminuição dos valores acrescentados aos defeito 1, defeito 2 e defeito 3, sugiro que fiquem próximos de 1,50 o defeito e o restante dos valores sejam redistribuídos nos itens de menor pontuação, o que Vocês acham?
Manoel, Você está fazendo a avaliação do Sandero? Se sim e caso precise de ajuda pode contar conosco!
Um bom dia a todos!
Ficaram muito boas as avaliações enviadas pelos senhores, tenho apenas uma sugestão para contribuir na avaliação de transmissão que é a diminuição dos valores acrescentados aos defeito 1, defeito 2 e defeito 3, sugiro que fiquem próximos de 1,50 o defeito e o restante dos valores sejam redistribuídos nos itens de menor pontuação, o que Vocês acham?
Manoel, Você está fazendo a avaliação do Sandero? Se sim e caso precise de ajuda pode contar conosco!
Um bom dia a todos!
Edison Bonifacio- Convidado
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